A contação de história é um valioso recurso para estimular a curiosidade, imaginação e criatividade dos indivíduos. Trago hoje, um plano de aula que pode ser adaptado para diferentes idades relativo à história Romeu e Julieta. Espero que gostem!
·
Informações sobre a obra:
Título: Romeu e Julieta
Autor:
Ruth Rocha
Ilustrador: Cláudio Martins
Editora: Ática
Ano
da edição: 1999 – 12º
edição
· Breve caracterização da
série e da idade da criança a que Hora do conto será destinada.
Destinada a crianças
do 1º ano com 6 ou 7 anos de idade. Esta faixa etária possui como
especificidades, boa noção da realidade,
distinção de histórias reais e faz-de-conta. Socialmente, sabem como se comportar
em diversas situações, obedecem a regras. Neste nível de ensino,
espera-se o início ou a continuação ao processo de alfabetização voltado ao
letramento.
·
Parágrafo-síntese sobre o
enredo da história escolhida.
A história se
passa em um jardim onde tudo era dividido em canteiros de flores da mesma
cor, onde em cada canteiro moravam famílias de borboletas da mesma cor das
flores. Elas não podiam se misturar. Um dia o Romeu, encontrou o amigo que o
levou para passear no canteiro amarelo e ele conheceu a borboleta Julieta
e ficaram amigos. Graças aos dois, as barreiras se quebraram e todas as
borboletas passaram a viver juntas.
·
Justificativa da escolha do livro.
Escolhi
este livro, pois é uma inspiração de uma obra clássica escrita por William
Shakespeare. Também, por ser uma história que permite a possibilidade de
diálogo com outras áreas do conhecimento. Além disso, permite a exploração do
valor de respeito ao próximo em relação às diferenças e/ou limitações.
Referências
Desenvolvimento
do Bebê – Mês a Mês. Disponível em: <http://www.desenvolvimentodobebe.com.br/o-que-uma-crianca-de-seis-anos-consegue-fazer/> Acesso em: 20 de
Jul de 2015.
MOLON, Susana Inês. O primeiro ano do ensino fundamental de nove anos: desafios e implicações educacionais para as crianças e as professoras. 2012. Disponível em http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/3312/O%20PRIMEIRO%20ANO%20DO%20ENSINO%20FUNDAMENTAL%20DE%20NOVE%20ANOS.pdf?sequence> Acesso em: 20 de Jul de 2015.
MOLON, Susana Inês. O primeiro ano do ensino fundamental de nove anos: desafios e implicações educacionais para as crianças e as professoras. 2012. Disponível em http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/3312/O%20PRIMEIRO%20ANO%20DO%20ENSINO%20FUNDAMENTAL%20DE%20NOVE%20ANOS.pdf?sequence> Acesso em: 20 de Jul de 2015.
Plano de aula turma: 1º ano - Anos iniciais do ensino fundamental.
Hora
do conto: Romeu
e Julieta – Ruth Rocha
a) Conteúdo:
- Socialização
- Valores: respeito às diferenças
- Interpretação oral.
- Desenvolvimento/Estímulo da atenção.
b)
Objetivos:
-
Perceber a importância das diferenças de acordo com a história;
-
Estimular a compreensão oral da história;
-
Chamar atenção para a importância de respeitar o outro com suas diferenças e/ou
limitações;
c) Procedimentos:
Convidar os alunos para ouvirem a
história Romeu e Julieta e chamar a atenção para a obra que inspirou a autora
Ruth Rocha. Questioná-los se já ouviram essa história e se sim, o que já
ouviram sobre. Após contar a história, realizar interpretação oral com algumas
questões:
-
Onde aconteceu esta história?
-
Como era a organização do reino onde as flores e as borboletas moravam?
-
Por que será que era assim?
-
Qual o nome da borboleta azul? E da borboleta amarela?
-
O que a mãe da Julieta dizia quando ela queria visitar o canteiro das flores
azuis?
-
Quando Romeu dizia que as rosas eram cheirosas, o que o pai dele respondia?
-
Como Ventinho conseguiu fazer Romeu sair do canteiro azul?
-
Depois que as borboletas foram encontradas, como ficou o reino encantado quando
a primavera chegou novamente?
Após ouvir os questionamentos, dirigir
as seguintes questões:
-
As borboletas deviam viver separadas pela cor? Por quê?
-
E aqui na sala de aula, vocês estão separados por alguma coisa?
-
Vocês já viram pessoas separadas por alguma característica?
Por fim, chamar a atenção para a diversidade, as
diferenças nos fazem sermos únicos e especiais, cada pessoa é especial pelo que
é e pelo jeito que é, as diferenças deixam o mundo mais bonito, como na história.
d) Recursos:
Livro
Romeu e Julieta da Ruth Rocha.
e) Avaliação:
Será
realizada mediante a obervação das interpretações orais e individuais e
envolvimento das crianças.
f) Referências:
Romeu
e Julieta Ruth Rocha. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=28G4v-6hk9c>Acesso
em: 21 de jul de 2015.
Blog
Lendo na Biblioteca do Armelinda. Disponível em:<
http://lendonabibliotecadoarmelinda.blogspot.com.br/2011/10/romeu-e-julieta-ruth-rocha-atividades.html>
Acesso em: 21 de jul de 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário