domingo, 12 de março de 2017

HORA DO CONTO: Romeu e Julieta

A contação de história é um valioso recurso para estimular a curiosidade, imaginação e criatividade dos indivíduos. Trago hoje, um plano de aula que pode ser adaptado para diferentes idades relativo à história Romeu e Julieta. Espero que gostem!

·      Informações sobre a obra:

Título: Romeu e Julieta
 Autor: Ruth Rocha
Ilustrador: Cláudio Martins
Editora: Ática
Ano da edição: 1999 – 12º edição

·   Breve caracterização da série e da idade da criança a que Hora do conto será destinada.
   
    Destinada a crianças do 1º ano com 6 ou 7 anos de idade. Esta faixa etária possui como especificidades, boa noção da realidade, distinção de histórias reais e faz-de-conta. Socialmente, sabem como se comportar em diversas situações, obedecem a regras. Neste nível de ensino, espera-se o início ou a continuação ao processo de alfabetização voltado ao letramento.

·       Parágrafo-síntese sobre o enredo da história escolhida.
   
    A história se passa em um jardim onde tudo era dividido em canteiros de flores da mesma cor, onde em cada canteiro moravam famílias de borboletas da mesma cor das flores. Elas não podiam se misturar. Um dia o Romeu, encontrou o amigo que o levou para passear no canteiro amarelo e ele conheceu a  borboleta Julieta e ficaram amigos. Graças aos dois, as barreiras se quebraram e todas as borboletas passaram a viver juntas.

·       Justificativa da escolha do livro. 


  Escolhi este livro, pois é uma inspiração de uma obra clássica escrita por William Shakespeare. Também, por ser uma história que permite a possibilidade de diálogo com outras áreas do conhecimento. Além disso, permite a exploração do valor de respeito ao próximo em relação às diferenças e/ou limitações.

Referências
Desenvolvimento do Bebê – Mês a Mês. Disponível em: <http://www.desenvolvimentodobebe.com.br/o-que-uma-crianca-de-seis-anos-consegue-fazer/> Acesso em: 20 de Jul de 2015.
MOLON, Susana Inês. O primeiro ano do ensino fundamental de nove anos: desafios e implicações educacionais para as crianças e as professoras. 2012. Disponível em http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/3312/O%20PRIMEIRO%20ANO%20DO%20ENSINO%20FUNDAMENTAL%20DE%20NOVE%20ANOS.pdf?sequence> Acesso em: 20 de Jul de 2015.


Plano de aula turma: 1º ano -  Anos iniciais do ensino fundamental.


Hora do conto: Romeu e Julieta – Ruth Rocha
a)  Conteúdo:

- Socialização
- Valores: respeito às diferenças
- Interpretação oral.
- Desenvolvimento/Estímulo da atenção.

 b) Objetivos:

- Perceber a importância das diferenças de acordo com a história;
- Estimular a compreensão oral da história;
- Chamar atenção para a importância de respeitar o outro com suas diferenças e/ou limitações;

c) Procedimentos:
            Convidar os alunos para ouvirem a história Romeu e Julieta e chamar a atenção para a obra que inspirou a autora Ruth Rocha. Questioná-los se já ouviram essa história e se sim, o que já ouviram sobre. Após contar a história, realizar interpretação oral com algumas questões:

- Onde aconteceu esta história?
- Como era a organização do reino onde as flores e as borboletas moravam?
- Por que será que era assim?
- Qual o nome da borboleta azul? E da borboleta amarela?
- O que a mãe da Julieta dizia quando ela queria visitar o canteiro das flores azuis?
- Quando Romeu dizia que as rosas eram cheirosas, o que o pai dele respondia?
- Como Ventinho conseguiu fazer Romeu sair do canteiro azul?
- Depois que as borboletas foram encontradas, como ficou o reino encantado quando a primavera chegou novamente?
           
Após ouvir os questionamentos, dirigir as seguintes questões:
- As borboletas deviam viver separadas pela cor? Por quê?
- E aqui na sala de aula, vocês estão separados por alguma coisa?
- Vocês já viram pessoas separadas por alguma característica?
           
Por fim, chamar a atenção para a diversidade, as diferenças nos fazem sermos únicos e especiais, cada pessoa é especial pelo que é e pelo jeito que é, as diferenças deixam o mundo mais bonito, como na história.

d) Recursos:
Livro Romeu e Julieta da Ruth Rocha.

e) Avaliação:
Será realizada mediante a obervação das interpretações orais e individuais e envolvimento das crianças.


f) Referências:
Romeu e Julieta Ruth Rocha. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=28G4v-6hk9c>Acesso em: 21 de jul de 2015.
Blog Lendo na Biblioteca do Armelinda. Disponível em:< http://lendonabibliotecadoarmelinda.blogspot.com.br/2011/10/romeu-e-julieta-ruth-rocha-atividades.html> Acesso em: 21 de jul de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário