domingo, 12 de março de 2017

Psicologia da aprendizagem: um plano de aula com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel

Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel

1 – Apresente os conceitos básicos do conteúdo a ser trabalhado como se fosse um plano de aula e organize esses conceitos de forma hierárquica.


Disciplina: História Série: 5º ano

FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA

Conceito geral:
·         Diversidade étnica brasileira.

Conceitos específicos:
·         Indígenas;
·         Brancos europeus;
·         Afrodescendentes;
·         Demais imigrantes.

Síntese do conteúdo:
O Brasil é constituído por uma diversidade étnica. Na formação da nossa sociedade encontram-se diversos grupos étnicos: indígenas, brancos (portugueses), negros e os demais imigrantes que compõem a multicultura nacional.
      Em 1500 os portugueses chegaram ao nosso país, iniciando uma história de dominação, pois inicialmente era habitado apenas por indígenas. Inúmeros conflitos marcaram a relação entre eles por muito tempo e em alguns momentos vários desses povos foram escravizados, perderam territórios e hoje grande parte lutam por territórios que se dão por reservas definidas pelo governo.
          Os negros africanos foram trazidos como escravos para o Brasil onde realizavam todo o tipo de trabalho. No início foram utilizados na lavoura canavieira e na produção de açúcar, posteriormente trabalharam na mineração, além de executarem todo serviço doméstico imposto por seus senhores.
         Somando-se a esses três grupos, vieram imigrantes para o Brasil, como os japoneses, italianos, chineses, principalmente em busca de trabalho. Todos esses grupos entre outros, trouxeram a nós costumes e tradições, presentes em nossa vida. Devemos respeitar a diversidade étnica de nosso país, somos todos iguais, integrantes da espécie humana.

2 – Descreva qual(is) o(s) subsunçores relevantes à aprendizagem do conteúdo a ser ensinado que o aluno deveria ter disponível na sua estrutura cognitiva.

Para a aprendizagem do conceito geral “diversidade étnica brasileira”, é fundamental que o discente tenha em sua estrutura cognitiva conceitos que de certo modo podem se relacionar ao conteúdo a ser trabalhado (“Formação da Sociedade Brasileira”), tais como: homem branco, aldeia, armas, sofrimento, exploração, batalhas, cultura, terra, trabalho, índios escravos, guerreiros, escravos negros, mão-de-obra, mudança de pessoas, campo, descendentes, família, japoneses, italianos, lavoura de café, espanhóis, trem, navio, respeito, entre outros.
Faz-se importante, que primeiramente o professor ouça seus alunos e que leve em consideração o que eles trazem de conhecimento prévio acerca dos grupos étnicos. Assim, esses conceitos podem ser utilizados pelo professor no momento em que tratar dos conceitos específicos (“indígenas”, “brancos europeus”, “afrodescendentes” e “demais imigrantes”), possivelmente servindo de subsunçores aos alunos, permitindo que façam as relações, por assim dizer, a ancoragem em conceitos já existentes em sua estrutura cognitiva; integrando conceitos novos aos subsunçores que já possuem, modificando-os. E então, ao abarcar as diferenças existentes, o professor “elabora” com os alunos que estas compõem/formam a sociedade brasileira, demonstrando assim o conceito mais amplo que pretende trabalhar, a “diversidade étnica” existentes no Brasil.

3 – Descrever sobre os recursos e princípios que possam facilitar a passagem da estrutura conceitual da matéria de ensino para a estrutura cognitiva do aluno de maneira significativa.

Primeiramente, se faz necessário que o aluno se sinta motivado para aprender. Em seguida, é preciso que o conceito a ser trabalhado faça sentido para o aluno, o que implica conhecer e levar em consideração a realidade deste, proporcionando assim “elementos” que possam auxiliá-lo a “fixar” o conteúdo em seu esquema cognitivo.
Quanto aos recursos, podem ser utilizados diferentes instrumentos, tais como: diálogos em sala de aula, leitura de imagens, vídeos, entrevistas, produção de texto e também pedir que o aluno elabore um mapa conceitual, demonstrando assim sua compreensão acerca do assunto trabalhado.


4 – Apresente um diagrama a partir desses conceitos e explicite qual(is) o(s) tipos de aprendizagem (subordinada, superordenada e/ou combinatória) poderá ocorrer e descreva sobre os processos de diferenciação progressiva e reconciliação integradora.





Parte-se da aprendizagem superordenada a qual pressupõe que os conceitos mais específicos sejam trabalhados primeiro, e em seguida, as estes se ligue o conceito mais geral. No caso, primeiramente opta-se por explorar os conceitos mais específicos, tais como os contidos no primeiro exercício: indígenas, brancos europeus, afrodescendentes e demais imigrantes, e em seguida demonstrar que estes compõem o que denominamos de diversidade étnica brasileira, constituindo a sociedade brasileira. Neste sentido, de acordo com Moreira (1999, p. 160), tem-se que:

[...] na aprendizagem superordenada (ou na combinatória), ideias estabelecidas na estrutura cognitiva podem, no curso de novas aprendizagens, ser reconhecidas como relacionadas. Assim, novas informações são adquiridas e elementos existentes na estrutura cognitiva podem reorganizar-se e adquirir novos significados. Esta recombinação de elementos previamente existentes na estrutura cognitiva é referida por Ausubel como reconciliação integrativa.”

Em contrapartida, caso se optasse pela aprendizagem do tipo subordinada para o conteúdo “Formação da Sociedade Brasileira”, na qual ao conceito geral (ex: “diversidade étnica brasileira”), se ligam os conceitos mais específicos (“indígenas”, “brancos europeus”, “afrodescendentes” e “demais imigrantes”), ocorreria o que Moreira (1999, p.160) denomina por diferenciação progressiva:

[...] quando um novo conceito ou proposição é aprendido por subordinação, i.e, por um processo de interação e ancoragem em um conceito subsunçor, este também se modifica. A ocorrência desse processo uma ou mais vezes leva à diferenciação progressiva do conceito subsunçor. Na verdade, este é um processo quase sempre presente na aprendizagem significativa subordinada.


Referências
LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro. Novo viver e aprender história. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2008. (p.34-65).

MOREIRA, Marco Antonio. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. In: ______. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999. (p.151-165).


Nenhum comentário:

Postar um comentário